Neste post falaremos sobre as alterações microbiológicas que podem ser vistas nas placas de Petri e lâminas a seguir:

alterações-microbiologia

Na imagem é possível visualizar o meio de cultura Ágar MacConkey, que é caracterizado por ser um meio seletivo para os organismos gram-negativos não fastidiosos. Nesse meio além de poder isolar bacilos gram-negativos, como as enterobactérias, também é possível verificar a fermentação ou não da lactose.

O meio possui o vermelho-neutro como indicador de pH e quando ocorre a fermentação da lactose, as bactérias produzem ácidos mistos que diminuem o pH para valores menores que 6.8, assim o meio aparece com uma coloração rosa com as colônias de cor rosa/vermelha. Podemos dizer então que houve a fermentação em ambas as placas.
alterações-microbiologia

Nessa imagem o meio Ágar MacConkey também está presente, no entanto o meio que possuia originalmente cor rosa-avermelhado, aparece “desbotado” e com colônias incolores, indicando que não houve a fermentação da lactose.

alterações-microbiologia

Nessa lâmina é possível ver através da coloração de Gram, bactérias gram-positivas. É possível concluir isso pois as bactérias gram-positivas têm a capacidade de reter o complexo cristal violeta-iodo devido a espessa camada de peptidoglicano na parede celular, resultando em uma coloração azul ou arroxeada, como é possível ver na lâmina.

alterações-microbiologia

Já nessa lâmina é possível concluir que se trata de bactérias gram-negativas, pois estas não conseguem reter o complexo cristal violeta-iodo devido a fina camada de peptidoglicano, são descoradas pelo álcool e adquirem uma coloração rosa apenas com a adição de um contra corante (como o vermelho de safranina).

Referências bibliográficas:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Boas Práticas em Microbiologia, módulo 2 – Gram-Negativos Fermentadores. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cur-sos/boas_praticas/guia_estudante/geral.htm

The American Society for Microbiology (ASM) – A Origem do Ágar MacConkey. Disponível em: https://asm.org/Articles/2019/October/The-Origin-of-MacConkey-Agar

Tira o Jaleco – Coloração de Gram. Disponível em: https://www.tiraojaleco.com.br/2016/07/coloracao-de-gram.html

Categories:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *