A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da UFC (LAAC-UFC) surgiu da iniciativa de alguns alunos da graduação do curso de Farmácia que almejam crescimento acadêmico, profissional e humanitário, como também atuar junto à comunidade . A LAAC-UFC visa a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento das análises clínicas, bem como da formação de profissionais farmacêuticos aptos a atuar nessa área de forma competente e ética.

Portanto, em setembro do ano de 2019 idealizamos a segunda liga do curso de  Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em janeiro de 2020 conseguimos oficialmente fundar a LAAC-UFC. A equipe de fundadores possui 8 (oito) integrantes discentes e 3 (três) docentes, sendo 1 (um) professor orientador e 2 (dois) professores co-orientadores.

O professor orientador fundador e atual é o Dr. Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes. Os professores co-orientadores são Prof. Dr. Tiago Lima Sampaio e a Profa. Dra. Renata de Sousa Alves.

A LAAC-UFC realiza, e pretende realizar cada vez mais, diversas atividades acadêmicas que valorizem os estudantes e contribuam para a melhoria do curso de graduação e da sociedade.