Neste post falaremos um pouco sobre os parasitos que se pode identificar nas imagens a seguir:

Nesta lâmina vê-se ovos de Trichuristrichuria.‌ Estes ovos apresentam como característica um formato elíptico em forma de barril. Estes ovos costumam medir de 50 a 54 m de comprimento por 22-23 pm de largura, apresentando com poros salientes e transparentes em ambas as extremidades, preenchidos por material lipídico. A casca do ovo de Trichuris é formada por três camadas distintas, uma camada lipídica externa, uma camada quitinosa intermediária e uma camada vitelínica interna, que favorece a resistência destes ovos a fatores ambientais.

Na seta indicada acima vê-se ovo de Ancilostomídeo. Os ovos de Ancilostomídeo tem característica de serem ovais e possuírem casca transparente e hialina. No interior, conforme a evolução do ovo, podem-se observar dois, quatro, oito ou mais blastômeros, terminando pela formação da larva.. A infecção em humanos, no entanto ocorre pela larva no seu terceiro estágio, L3, que ao penetrar na pele, migrando através do tecido evoluindo e deixando um rastro popularmente como “bicho geográfico”.

Na seta indicada ao meio vê-se ovo de Enterobius vermiculares. Este ovo tem a característica de apresentar aspecto da letra “D”, pois um dos lados do ovo é sensivelmente achatado e o outro é convexo, possuindo uma camada dúpla e lisa. Em relação a sua patogenicidade, pode-se citar um dos mecanismos mais comumente observados que são as lesões anais e perianais decorrentes da presença de fêmeas grávidas e a deposição de ovos no local.

Na seta indicada abaixo vê-se ovo fértil de Ascaris lumbricoides. Este ovo originalmente se apresenta branco porém adquire a colocação castanho em decorrência da sua presença nas fezes. Os ovos férteis como mostra na imagem são mais arredondados comparados aos os ovos inférteis. Os ovos férteis possuem uma membrana externa mamilonada e albuminosa, um membrana média de característica proteica e uma mais interna impermeável a água.

Imagem: Biomedicina Padrão

Referências bibliográficas:

Atlas de Parasitologia e Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestivo. Disponível em: https://parasitologiaclinica.ufsc.br/index.php/info/conteudo/ 

NEVES, DP. Parasitologia humana 13ªEd, editora Atheneu, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte, 2016.

Categories:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *