Neste post falaremos um pouco sobre as alterações que podem ser identificadas nas imagens a seguir:

A seta indica um exemplo de linfócito atípico. Os linfócitos atípicos são linfócitos não malignos circulantes ativados por estímulo a algum antígeno, sendo também chamados de linfócitos reativos. São células grandes, de citoplasma abundante e irregular, em geral cinza ou azul pálido ou intenso, com núcleo de formas variadas e podendo conter ainda vacúolos ou grânulos azurófilos. São observados em diversos tipos de rações imunes, como transplantes, imunizações, doenças autoimunes, reações a drogas e infecções virais ou bacterianas.

Na figura estão indicadas as manchas de gumprecht. As manchas de gumprecht são restos celulares provenientes de linfócitos que se rompem durante a produção do esfregaço. São encontrados com frequência nos esfregaços de pacientes com Leucemia Linfoide Crônica (LLC), pois a sobrevida prolongada dessas células as torna mais frágeis e suscetíveis ao rompimento, sendo um achado de grande indício desse tipo de leucemia. Em casos nos quais o diagnóstico não é LLC, são chamadas apenas de restos celulares.

Estão indicados pelas setas neutrófilos hipersegmentados. caracterizam-se pela presença de mais de 5 segmentos, frequentemente, ligados por um istmo de cromatina. Podem estar presentes, principalmente, na anemia megaloblástica por deficiência de folato e/ou vitamina B12, síndromes mieloproliferativas e mielodisplásicas, infecções crônicas (particularmente, na tuberculose), após tratamento citotóxico (por exemplo, metotrexato), uso de hidroxiureia ou corticoides.

Referências bibliográficas:

Universidade Federal de São João Del-Rei. Atlas de Hematologia. Liga Acadêmica de Análises Clínicas e Toxicológicas. Divinópolis, 2020.

Zago, Tratado de Hematologia. Ed. Atheneu, 2013.

Categories:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *