A doença do coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto e ainda continuando assolando a humanidade. Diante disso, cientistas de todo o mundo tiverem que correr contra o tempo para o desenvolvimento de vacinas potencialmente eficazes. Sendo assim, vários países começaram a desenvolver a vacina contra a COVID-19, e sendo todas elas construídas para estimular o sistema imunológico do corpo a reconhecer e bloquear com segurança o vírus.

Nessa perspectiva, vários tipos diferentes de vacinas potenciais para COVID-19 estão em desenvolvimento, sendo elas:

• Vacinas de vírus inativados ou enfraquecidos , que usam uma forma do vírus que foi inativada ou enfraquecida, de forma que não causa doenças, mas ainda gera uma resposta imune.
  • Vacinas baseadas em proteínas , que usam fragmentos inofensivos de proteínas ou cascas de proteínas que imitam o vírus COVID-19 para gerar com segurança uma resposta imune.
  • Vacinas de vetores virais , que usam um vírus que foi geneticamente modificado para não causar doenças, mas produz proteínas do coronavírus para gerar uma resposta imunológica com segurança.
  • Vacinas de RNA e DNA , uma abordagem de ponta que usa RNA ou DNA geneticamente modificado para gerar uma proteína que, por si só, promete uma resposta imunológica com segurança.

Fonte: WHO

Data visualization - COVID-19 vaccine tracker - Types - Update Jan 29, 2021 - Portuguese (Brazil)

O desenvolvimento de uma vacina demora um tempo razoavelmente longo, cerca de dez a doze anos. No caso da covid-19, o desenvolvimento foi muito rápido, e pode ter até ser relacionado pela abrangência da doença em países desenvolvidos, cientistas trabalham sob pressão máxima para reduzir esse prazo.

Butantan/CoronaVac

Resultado de imagem para butantan/CoronaVac..

Fonte: Diário do Nordeste

É uma vacina de origem chinesa, em que o vírus está inativado. A eficácia geral é 50,38%.

Oxford/AstraZeneca/Fiocruz

A vacina produzida pela Universidade de Oxford utilizada a tecnologia conhecida como vetor viral não replicante. Apresentou dois dois resultados distintos, sendo a eficácia —62% quando aplicada em duas doses completas e 90% com meia dose seguida de outra completa.

Resultado de imagem para oxford astrazeneca vacina

Fonte: G1 GLOBO

A vacina utiliza a tecnologia chamada de mRNA ou RNA-mensageiro, diferente da CoronaVac ou da AstraZenca/Oxford, que utilizam o cultivo do vírus em laboratório. A eficácia dessa vacina é de 95%.

Moderna

Essa vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, que mimetiza a proteína spike. Possui uma eficácia 94,1%.

Resultado de imagem para moderna vacina]

Fonte: SAÚDE IG

Sputnik V/Instituto Gamaleya

AstraZeneca, a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa da Rússia, é uma vacina de “vetor viral”, ou seja, ela utiliza outros vírus previamente manipulados para que sejam inofensivos para o organismo e, ao mesmo tempo, capazes de induzir uma resposta para combater a covid-19.

Resultado de imagem para Sputnik V/Instituto Gamaleya

Fonte: PODER 360