A análise da urina é uma importante indicador de saúde, sendo um exame relativamente simples porém requer um profissional bem capacitado para a identificação das estruturas que podem estar presentes. No âmbito da análise da urina a sedimentoscopia é de muita relevância onde se é observado a preseça ou não de vários componentes como: células epiteliais, bactérias, cilindros, cristais e até mesmo leucócitos.

Abaixo iremos falar de alguns componentes encontrados na urina de pacientes.

Não. A imagem acima não há presença de epitélio. Nesse caso há a presença de inúmeros histiócitos carregados de restos celulares, em degradação graxa. No campo da esquerda em menor aumento e no campo da direita em maior. Na urina por ventura podem ser observadas três tipos de células epiteliais: células escamosas que cobrem a vagina e a uretra; células de transcição que cobrem a pelve renal, ureter e bexiga; e células tubulares que são oriundas do epitélio tubular renal. A presença de muitas células tubulares seugere presença de dano tubular renal, já a presença de células de transcrição em número pode indicar inflamação da via urinária descendente, se associada a leucocitúria (leucócitos na urina).

Na imagem acima há a presença de cristais de ácido úrico. Neste caso o paciente apresenta gota, uma doença que acomete as articulações. Os cristais são classificados também segundo a urina em que está presente: ácida ou alcalina. Os cristais de ácido úrico são cristais de urina ácida, assim como os uratos amorfos.

Vê-se inúmeros cristais de leucina. Na imagem acima caracteriza-se por ser um paciente alcoólatra, com icterícia.

Referências:

Controlab, Atlas de sedimentação urinária com fotos. Disponível em: <https://controllab.com/pdf/atlas_de_sedimento_urinario_com_fotos.pdf>.

Kayse, Mellisa; Exame Microscópico da
Urina; Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://docente.ifsc.edu.br/melissa.kayser/MaterialDidatico/Analises_Clinicas/4.4%C2%AA%20Aula%20Exame%20Microsc%C3%B3pico%20da%20Urina.pdf>.